África

A cidade sagrada de Kairouan

Kairouan É considerada uma das quatro cidades mais sagradas do Islã, atrás de Meca, Medina e Jerusalém. Quase todos os enclaves religiosos só podem ser visitados pela manhã e, ao chegarmos ao meio-dia, dedicamos esse dia a percorrer a medina ou a cidade velha.

Da Tunísia você pode chegar de ônibus ou de louage. Embora o guia Planeta solitário Ele afirma que um ônibus sai a cada hora; em abril de 2012, pela manhã, havia apenas um ônibus às 7 horas saindo do Garé du Nord e ônibus às 7h, 8h, 10h, 11h e 12h do Garé du Sud. O preço da passagem de ônibus custa 9,6 dinares.

Devido a esses horários, decidimos ir para Kairuán em louage. Primeiro, você deve ir à estação de bonde Farhat Hached na linha 6 e descer oito ruas na Rue du Turquie. No final da rua, há um grande armazém que funciona como uma estação. Os ingressos são comprados nas bilheterias (9,11 dinares) em segundo plano e, uma vez cheios, louage Começa. Desta vez, levou menos tempo para encher do que para ir para Dougga. Em 15 minutos já estávamos em andamento e em duas horas nos plantamos em Kairouan.

No extremo norte da medina fica a antiga Kasbah ou fortaleza, que atualmente é um hotel muito charmoso, onde tivemos a sorte de ficar novamente graças ao turismo na Tunísia). O Kasbah foi restaurado e os quartos estão decorados com azulejos coloridos e detalhes em madeira que lhe conferem um estilo árabe-chique. Era meio-dia e mostrava que estávamos mais ao sul porque estava muito quente, então decidimos dar um mergulho na piscina externa, bom.

A medina de Kairuán não tem nada a ver com a de Marrakech e é anos-luz a partir do de Cairo. A medina de Kairuán não é turística, porque mal tem algumas lojas com lembranças típicas, para que você possa sentir de maneira muito autêntica a vida da cidade antiga, que corre calmamente. Na minha opinião, esta medina é ótima para se perder nas ruas. Não se preocupe se você sempre chega ao mesmo lugar, existe o charme de visitar este pequeno labirinto habitado. As ruas brancas com portas e janelas azul-azul são o elemento característico de Kairuán e, ao caminhar, você verá diferentes casas e lojas agrupadas por guildas.

Na hora do almoço, terminamos no Restaurante Marhaba, Perto da Bab Tunis door. Chegamos a este restaurante porque fomos acompanhados por um funcionário da loja quando não conseguimos encontrar um na medina. Este pequeno restaurante é administrado por um casal e serve comida típica da região, algo que não tivemos ocasião de experimentar até agora, já que nos hotéis jantamos em buffet com algo mais comida continental.

Vídeo: Kairouan - The Holy City, the mosque and the carpet A Cidade Sagrada, a mesquita e os tapetes (Junho 2020).