África

Excursão pelas ruínas de Dougga da Tunísia

O Ruínas de Dougga É um dos melhores sítios arqueológicos de Tunísia. Eles estão a 6 km da cidade de Téboursouk e é muito fácil chegar da capital em transporte público. É uma excursão de dia inteiro, já que há um tempo na Tunísia. No entanto, no nosso caso, chegar lá acabou parecendo um episódio de Beijing Express. Pronto? Vamos lá.

Às seis da manhã, o alarme tocou. Bem, correção: tocava às cinco horas porque não me lembrava de atrasar o tempo móvel (porque na Tunísia, é uma hora a menos do que na Espanha) Então, continuamos dormindo até as seis. Chuveiro rápido, café da manhã e às sete da manhã estávamos em um táxi em direção à estação de trem TGM em La Marsa (5 min / 2,5 dinares). Subimos no trem e fomos para o final da linha em Tunis Marine (45 min / 0,7 dinares). Lá andamos alguns metros até a estação de bonde (bilhete único 0,45 dinares). Tomamos o linha 3 para a estação Bab Saadoun, descemos e esperamos pelo bonde da linha 4 na mesma plataforma e desça na próxima parada: Bouchoucha (Você deve pronunciar "Boushousha" para que eles entendam você quando você comprar a passagem de metrô).

Ônibus e louage (vans compartilhadas) que estão indo para Téboursouk Eles partem da Estação Norte (Gare du Nord). O bonde passa na frente, mas por cerca de 300 metros além. Chegamos à estação às 8h45 da manhã e nas bilheterias nos disseram que o próximo ônibus estava saindo às 10h. O Lonely Planet diz que se sai a cada hora, mas não é. Para não esperar tanto tempo, fomos procurar o louage o que leva a Téboursouk.

Em frente à estação de ônibus, há uma infinita amálgama de vans que vêm e vão. Todos são brancos com uma faixa vermelha e 99% têm o destino escrito apenas em árabe. Mas não sofra, pergunte e eles lhe dirão rapidamente qual você está procurando. O preço da passagem de ônibus para Téboursouk custa 6 dinares e o preço de louage 5.8 O problema de louage é que eles não saem até que estejam completamente cheios. Em cada louage 8 passageiros se encaixavam e, infelizmente, naquele dia Téboursouk não era um destino com muita demanda. Mesmo assim, a van finalmente se encheu às 9h50, apenas dez minutos antes da hora de partida do ônibus. No entanto, a vantagem de louage é que é muito mais rápido que o ônibus.

Uma hora e quarenta minutos depois, chegamos à pequena cidade de Téboursouk, mas ainda tínhamos 6 quilômetros para chegar às ruínas. Apenas saia do louageFomos abordados por um cara que se ofereceu para nos levar até lá e depois nos trazer de volta no horário combinado por 20 dinares. No guia disse 15, mas ele não queria baixar o preço e me pareceu um abuso. Enquanto pensávamos sobre isso, fomos a um pequeno supermercado para comprar algo legal para beber. O funcionário explicou muito gentilmente que poderíamos ir de táxi por cerca de 2 ou 3 dinares (não estava claro para mim se fosse por pessoa). Então o garoto, vendo que seus possíveis clientes escaparam, se aproximou para marcar território. O funcionário nos aconselhou a dizer ao garoto qual o preço que queríamos pagar e disse a ele que entre 5 ou 10 apenas para a viagem de ida. No entanto, o cara não queria baixar o preço de forma alguma, mesmo quando o funcionário disse que ele era burro por não querer acessar. No final, dissemos a ele para não se preocupar, que iríamos embora e o fizemos. Quando percorremos 100 metros, um táxi oficial (amarelo e com duas pessoas dentro que desceram em poucos minutos) ficou ao lado de cujo motorista concordou em nos deixar nas ruínas por 6 dinares e também nos deu o número de telefone por Se quiséssemos ligar de volta. O caminho para as ruínas é um pouco íngreme e passou por uma bela paisagem de primavera, por isso decidimos que, no caminho de volta, desceríamos, pois estaria tudo em baixo.

Finalmente, chegamos à entrada de sítio arqueológico de Dougga, localizado no topo de uma colina, e saímos do carro. Pagamos a entrada de 5 dinares, mais uma licença fotográfica e percorremos o caminho que levava ao outro lado da colina. De repente, à nossa esquerda, um belo teatro romano com as arquibancadas e o palco foi muito bem preservado, embora possam ter sido restaurados para o festival de teatro clássico realizado todos os anos em julho. Subimos ao topo das arquibancadas e apreciamos a vista da encantadora paisagem verde do Kalled Valley. Então continuamos até contemplar as ruínas de templo de saturno, cujas cinco colunas podem ser vistas no perfil da colina a caminho de Dougga.