América

Excursão às ruínas de Pisac saindo de Cuzco

Presidindo a imposição Vale de Urubamba, o ruínas da cidadela de Pisac, localizado no topo de uma colina. Foi lá que decidimos ir naquele dia. Depois do café da manhã, caminhamos até a rodoviária na Avenida Tullumayo. Entramos em um que não era muito grande e tinha pouco espaço entre os assentos. Além disso, o ônibus parava toda vez que alguém queria subir, de modo que os 33 quilômetros que separam Cuzco de Pisac se tornaram um pouco pesados. Mas enfim, estávamos empolgados com o que veríamos.

Ao chegar à cidade de Pisac, existem duas maneiras de subir os 13 quilômetros até as ruínas: a pé ou de táxi. No ônibus, concordamos com uma menina chinesa com quem decidimos compartilhar o táxi para as ruínas. Ele preço é fixado em 25 soles e, uma vez levantados, cada um seguiu seu caminho.

Na entrada do local havia alguns vendedores e meu parceiro decidiu comprar um chapéu porque ele o havia esquecido no albergue. Também não usava chapéu naquele dia, mas não o comprei porque, embora o sol estivesse claro, já que usava uma manga longa, pensei que não me queimaria. Grande erro! Veja que a vendedora repetiu que eu comprei o chapéu, que custou apenas 10 soles (€ 3) e que o sol era muito prejudicial lá ... mas eu nem me importo. Você quer saber como terminei o dia? Bem, no final da história, eu lhe digo.

O Ruínas de Pisac Eles são impressionantes, empoleirados no alto de uma colina muito alta, ladeados por dois desfiladeiros e cercados por inúmeros terraços que o tornam uma saia listrada. Os incas usavam esses terraços para poder ter mais colheitas e mais variedade. De fato, Pisac tem a estrutura básica da cidade inca, que consiste em vários núcleos espalhados ao longo da crista das colinas, com terraços, casas e templos de pedra. Acredita-se que Pisac era uma fazenda que pertencia ao Inca Pachacutec.

No topo do site está o Intihuatana, um templo dedicado ao sol com uma "vaga" para a estrela do rei. Os incas acreditavam que, se amarrassem o sol ao poste do templo, voltariam depois do inverno e assim não desapareceriam para sempre. Toda a área ao redor do templo é um labirinto de edifícios nos quais você precisa passar um bom tempo para explorá-lo bem.

Continuamos pelas ruínas na direção da cidade, atravessando portas construídas no meio da estrada com uma perfeição milimétrica. Cerca de 30 minutos a pé, chegamos à área de Kallaqasa, em que encontramos algumas construções retangulares com ótimos acabamentos. O curioso das construções incas é que portas, janelas e paredes sempre eles têm uma forma trapezoidal para impedir que terremotos os colapsem facilmente. Além disso, nesta área das ruínas surpreendem os sistemas de canalização através dos quais a água ainda corre.

Após a visita ao local, começamos o caminho de volta. Eram duas horas do meio dia e não queríamos chegar tarde demais à cidade para comer. A descida tem excelentes vistas do vale e não é muito complicada, mas ao descer a um bom ritmo, chegou um ponto em que minhas pernas começaram a vacilar. Depois de uma longa hora no caminho, e quando estávamos prestes a chegar à cidade, encontramos um casal inglês, cujo nome não me lembro, com quem conversamos por um tempo enquanto descansávamos. Foi o primeiro de uma série de encontros fortuitos repetidos pelos diferentes pontos de interesse do país.