África

Excursão a Petra do Egito (parte I)

Naquele dia, acordamos muito em breve, porque tínhamos um dia muito longo pela frente. Estávamos indo para Petra (Jordânia) através de três fronteiras por estrada: Egito, Israel e Jordânia. Não sabíamos como as coisas estavam indo e, embora tivéssemos o visto de entrada múltipla, pelo menos continuei com a dúvida se isso realmente nos ajudaria. O motorista do táxi não apareceu no horário indicado, supostamente por problemas com o carro, e rapidamente o hotel pediu um novo. Com isso, saímos 45 minutos depois do esperado. Queríamos chegar às fronteiras em breve para evitar filas. De Tarabeen a Taba, há uma hora em uma estrada em que você vê como o tempo parou na área após o ataque no hotel Hilton Taba de 2004. Hotéis e apartamentos parcialmente construídos e pessoas que, por causa dos extremos, ficaram sem subsistência

Entramos na Jordânia

Ao chegarem à fronteira do Egito, eles nos dizem que temos que comprar um selo no valor de 2 libras (0,24 euros) para deixar o país. Compramos os selos e vamos para a janela de partidas. Lá temos que preencher um formulário e entregá-lo junto com o passaporte. Na janela, li uma placa dizendo que os turistas que planejam retornar ao país precisam notificá-los (imagino que eles receberão um visto de entradas múltiplas, embora eu tenha lido na Internet que aquele que eles lhe dão não é totalmente válido). Notificamos o oficial de que já tínhamos o visto de reentrada, ele olhou e nos deu o carimbo de saída.

Mapa do site de Petra. © National Geographic Viagem # 115

Saímos de uma estrada que nos levava diretamente à fronteira com Israel, que fica a cerca de 50 metros de caminhada, e antes de deixar o Egito outro oficial pede um passaporte. Ele olhou e perguntou algo que eu não entendi, depois começou a falar no walkie-talkie, escreveu algo no passaporte e o devolveu.

Ao chegar a Israel, uma policial nos perguntou em inglês perfeito se havia um problema no Egito com o meu passaporte ao qual respondi que não fazia ideia. Ele olhou para o nosso passaporte e nos disse para ir ao escritório. Lá, eles olham novamente para o seu passaporte e perguntam por que você deseja entrar em Israel, se está hospedado, se é a primeira vez, etc. Você responde com calma, eles colocam o carimbo de entrada no país e oferecem um papel azul que você deve apresentar quando sair do país. Na fronteira de Israel, os controles são mais exaustivos do que os do Egito. Quando finalmente saímos e entramos em Israel, olhei para o meu passaporte para ver qual era o problema e notei que a data de partida do Egito não havia mudado a data e a do dia anterior. Se é que…

Israel é como entrar em outro mundo. Do lado de fora da fronteira havia táxis esperando, um motorista de táxi se aproximou de nós e se ofereceu para nos levar. Dissemos a ela que não tínhamos shekels e que tínhamos que trocar, mas ela nos disse que estava nos levando a um escritório de câmbio ou que podíamos pagar US $ 20 pela corrida. O preço parecia caro, mas como em Israel os táxis têm um medidor, pensei que tê-lo esperando seria mais caro, então aceitamos. Ele nos levou para a fronteira enquanto fazia um comentário turístico sobre os apenas seis quilômetros que separam o Egito da Jordânia: o aquário, o shopping, o IMAX, hotéis de luxo, etc ... É como estar nos EUA, o que era Todo um impacto para nós. Entramos no Siq.

Ao chegarem à fronteira de Israel com a Jordânia, eles nos disseram para trocar dinheiro, entregar o papel azul que nos haviam dado na entrada e pagar 94,5 shekels (17 euros) em taxas de saída do país. Não veja isso sobre atravessar fronteiras, eles fazem você pagar por tudo! Com a passagem que credenciava que havíamos pago as taxas, fomos buscar o selo de saída e nos preparamos para entrar na Jordânia. A fronteira da Jordânia é mais parecida com a do Egito, mas a Jordânia não é vista como um país tão pobre; Ele não é rico como Israel, mas não é tão pobre quanto o Egito.

Na fronteira da Jordânia, trocamos de moeda e nos preparamos para entrar no país. Lá, um oficial que queria falar nos atendeu e, vendo o passaporte que éramos da Espanha, nos perguntou: «Barça?» E continua e acontece que era de Barça. Depois da conversa típica sobre futebol (os árabes adoram futebol e acho que eles foram conhecer os únicos que não dão a mínima para futebol), ele nos disse para mudarmos para outra janela. Lá, o oficial nos pediu que, se fôssemos do Barça, dissemos que sim e ele respondeu que, se fôssemos do Barça, ele não nos deixaria entrar no país (ele vai e acontece que ele era de Madri). Bem, dissemos a ele para não se preocupar, que se tivéssemos que ser de Madrid, estaríamos.

Finalmente, depois de uma hora atravessando fronteiras, chegamos à Jordânia. Na saída da fronteira havia vários táxis esperando. Fomos pedir um e ele nos disse 60 dinares. Todo mundo concordou e não havia como negociar, então esperamos para ver se alguém mais compartilhava, mas não vendo ninguém que aceitássemos e pagássemos. De fato, a fronteira está no meio do nada e não há outra saída.

De Aqaba a Petra, existem cerca de duas horas. Como eu disse, a Jordânia é um país mais rico que o Egito e mostra de carro, entre outras coisas. Antes de chegar a Wadi Musa (uma cidade anexa a Petra), nosso motorista de táxi parou e pudemos ver de longe as montanhas ao redor da área das ruínas. Quando ele chegou à cidade, perguntou-nos se queríamos ir ao hotel para deixar nossas mochilas, mas como não queríamos perder mais tempo, pedimos que ele nos levasse diretamente a Petra. Que erro! Com o que você tem que andar em Petra, andar com mochilas o torna ainda mais pesado.

Ao contrário do Egito, tudo está muito bem organizado em Petra. Primeiro, você deve ir ao centro de visitantes onde os ingressos são comprados (1 dia: 21 dinares; 2 dias: 26 dinares; 3 dias: 31 dinares) e também pode contratar um serviço de transporte (cavalo ou carro puxado por um burro) . Do centro de visitantes na entrada do Siq, há 800 metros e, para fazer essa jornada, você pode alugar um cavalo que custa 7 dinares se você o contratar no centro de visitantes e talvez menos se pechinchar com os guias. Outra opção é ir de carro de burro que o leva do centro de visitantes ao tesouro (2 Km) e custa 20 dinares. Como tínhamos acabado de chegar, decidimos caminhar porque estava em declive.

Ao chegar ao Siq, a passagem estreita que leva à cidade de Petra, não se pode deixar de admirar a natureza. O Siq não é um canhão, mas foi formado através de vários movimentos sísmicos. Você caminha ao longo de sua estrada sinuosa como se estivesse cercado pelos arranha-céus de Nova York, o tempo todo procurando mais de um quilômetro até que finalmente ... você chega ao Tesouro.

Petra ficou famosa por aparecer no filme Indiana Jones e a última cruzada. No filme, dentro do Tesouro, havia um centenário cruzado que guardava o Santo Graal. Existem muitas referências a Indiana Jones em Petra e Wadi Musa. O Tesouro é chamado assim porque, séculos atrás, espalhou-se um boato que dizia que os egípcios, perseguindo Moisés, pararam ali e naquele local mantiveram sua riqueza (eu alucino com os rumores). De fato, a fachada helenística do tesouro contém o tamanho de uma urna toda entediada por balas, já que mais de uma delas tentou abrir a urna, porque acreditavam que era lá que o tesouro estava guardado. Obviamente, dentro desta tumba de um antigo rei nabateu, não há nada. Apenas alguns espaços enormes, perfeitamente cúbicos e vazios cavaram com grande precisão na rocha. O "tesouro" é, sem dúvida, de um tipo arquitetônico, uma amostra da habilidade do povo nabateu que tira os soluços de todos os visitantes.

Em frente ao Tesouro, nos sentamos para contemplar a pedra rosa esculpida na parede e para comer o kebab que compramos na cidade antes de entrar. Depois do Tesouro, continuamos ao longo da estrada e vimos que, à direita e à esquerda, havia túmulos esculpidos na rocha com muita paciência e precisão geométrica. Caminhamos até chegar ao teatro romano (também escavado na rocha). Do tesouro existem mais dois meios de transporte: o camelo que vai do tesouro ao teatro romano e o burro que o leva do teatro romano ao mosteiro, o alto local de sacrifício e os túmulos reais. Para escalar esses lugares, é preciso andar muito e subir muitos degraus esculpidos na rocha de forma irregular.