África

Luxor: túmulos e templos

Embora o cruzeiro incluiu as principais excursões de LuxorDecidimos ir alguns dias antes para ver mais coisas que normalmente ninguém visita devido à falta de tempo. Ficamos no Mara House, que mais de um hotel é uma casa de hóspedes administrada por Mara, uma irlandesa que decidiu amarrar o cobertor na cabeça e se mudar para o Egito. O quarto, que mais parecia um apartamento, era enorme. Eu tinha um quarto com uma cama de casal, sala, banheiro e varanda. O hotel é muito novo e limpo e está localizado em uma área residencial a cinco minutos da estação de trem.

Quarto na Mara House

E café da manhã

Descemos às 9 e eles prepararam o café da manhã para nós. Naquele dia, queríamos visitar as tumbas dos nobres e o templo de Seti I. Perguntamos a Mara se ela nos recomendava fazê-lo com um guia e ela disse que não, que poderíamos fazê-lo sozinhos perfeitamente, pois no cruzeiro eles nos forneciam toneladas de informações. Estávamos procurando um motorista de táxi durante toda a manhã e ele nos disse que, se nos levasse às lojas (para receber comissão), diríamos a ele que ele iria estragar tudo. Embora Luxor não seja uma cidade muito grande (é mais uma cidade), da cidade para a costa oeste, existem cerca de 20 minutos de táxi. Metade das ruas não são pavimentadas e quase não há tráfego. E na estrada, você vê pessoas montando seus burros indo trabalhar nos campos.

Caminho para a margem oeste

Os ingressos para os monumentos da Cisjordânia são comprados em armários minúsculos, logo após os Colossos de Memnon. Lá vimos que, para as tumbas dos nobres, você tinha que comprar os ingressos das tumbas de concreto que queria visitar. A verdade é que eu não sabia e não havia preparado quais túmulos queríamos ver, então acabamos comprando passagens para quase todas e saímos com o táxi lá.

Os túmulos dos nobres estão espalhados por uma paisagem árida.

Quando chegamos ao grande campo, um menino se aproximou de nós, nos disse que ele era um estudante e que nos acompanhou a todos os túmulos por 70 L.E. Respondemos que não precisávamos disso, já que podíamos encontrá-los sozinhos, mas no final, depois de pechinchar, decidimos nos acompanhar por 50 L.E. E ele fez isso, ele nos acompanhou até o primeiro túmulo que estava a apenas 20 metros de distância. Ha ha! Eu me senti um pouco enganado, mas, ei, aceitei com humor. Então ele nos acompanhou para ver os outros túmulos que não eram tão fáceis de encontrar (embora com um pouco de paciência e suor, com certeza de que você os encontrou).

Interior dos túmulos de Sennefer, prefeito de Tebas, durante o reinado de Amenhotep II.

Os relevos na entrada da tumba de Khaemhet, escrevem real e superintendente na época de Amenhotep III.

Relevos da tumba de Ramose, vizir sob o reinado de Amenhotep III e Akhenaton.

Na parte ocidental de Luxor estão os túmulos e os templos funerários. Eles estão nessa área porque é onde o sol se põe e está relacionado à jornada de Rá pelo submundo. Visitamos sete túmulos dos nobres, os de Nakht e Mena, Rekhminer e Sennofer e, finalmente, os de Ramose, Userhet e Khaemhet. Os túmulos dos nobres são muito bons porque, enquanto os faraós decoravam seus túmulos com passagens do Livro dos Mortos para guiá-los na vida após a morte, os nobres decoravam seus túmulos com cenas da vida cotidiana.

Com um espelho na porta e outro dentro, eles iluminavam o interior das tumbas.

Em cada sepultura, havia um guarda que abriu a sepultura e, com um sistema de espelhos, iluminava o interior em troca de uma gorjeta. As tumbas dos nobres estão muito bem preservadas e o melhor de tudo é que não estando dentro do circuito turístico, não há quem as visite. Depois de quase duas horas caindo em pleno sol pelas tumbas, fomos ao táxi para visitar o templo funerário de Seti I. Como este foi o primeiro templo funerário que visitamos, a verdade é que gostamos muito. Suponho que se o tivéssemos visto no final da viagem, teríamos pensado que era um churro, e no final do cruzeiro estávamos um pouco saturados de templos. Este está muito bem restaurado e há uma paz absoluta, basicamente porque lá dentro éramos apenas o vigia e nós dois. No templo de Seti, talvez estivéssemos apenas 30 minutos, mas foi o suficiente.