Europa

Excursão a Neuschwanstein ou o castelo mais famoso da Alemanha

O aplicativo de previsão do tempo já havia previsto e naquele dia acordamos em Munique com uma tempestade de neve e um frio monumental. Mas antes de se juntar a nós na estação, como no domingo de Páscoa, Laurel e Jörg nos propuseram a adorar o costume alemão de procurar ovos de Páscoa, e foi no dia anterior que comentamos que nunca tínhamos vivido essa tradição. Pareceu-me estranho registrar uma casa estrangeira, mesmo com o consentimento explícito dos meus anfitriões, por isso pedi permissão toda vez que tinha que abrir um armário ou uma gaveta. Finalmente, e graças às pistas típicas "frias" e "quentes", encontramos nosso doce saque: alguns ovos de chocolate que haviam sido comprados no dia anterior em uma padaria em Bamberg Sem nós percebermos.

O trem nos afastou de Munique, enquanto havia apenas uma paisagem branca pela janela e os flocos de neve caindo sem descanso. Nós estávamos indo para Starnberg, conhecida estância de verão dos alemães mais ricos. Logicamente, a intenção não era passar o dia em seu lago fantástico, mas nos encontrar lá com nosso amigo Ben, que seria nosso anfitrião nos próximos dois dias. O plano do dia era visitar o castelo mais famoso da Alemanha e certamente o mundo inteiro: Castelo de Neuschwanstein.

Depois de uma hora e meia de carro chegamos até Füssen, uma cidade onde fica o castelo, localizada a poucos quilômetros da fronteira austríaca. Deixamos o carro em um dos estacionamentos pagos e fomos para a bilheteria. Curiosamente, eu realmente queria ver o Castelo Neuschwanstein, mas visitá-lo lá dentro não me excitou da mesma maneira.

Para visitar o interior do castelo, é importante estar bem informado sobre os horários. As visitas são guiadas e principalmente em inglês ou alemão, mas também existem em espanhol. Os ingressos podem ser reservados, mas você ainda precisa fazer fila na bilheteria. No entanto, fazer uma reserva é uma boa idéia para não chegar lá e descobrir que não há mais visitas disponíveis.

Olhamos para os monitores que mostravam o horário de visitas. O que foi feito em espanhol estava prestes a começar e não tivemos tempo de chegar; a visita em inglês foi três horas depois e a que estava indo bem a cada hora foi em alemão. Xavi e Ben dominam o idioma, mas eu ainda não. Então, a má sorte com os horários, meu pequeno desejo e o fato de Ben já ter visitado Neuschwanstein em dezoito ocasiões (ele passou tantas vezes que conhece a visita guiada de cor e uma vez que até lhe ofereceram trabalho como guia em espanhol ) nos fez acabar dispensando a visita dentro do castelo.

Mesmo assim, fizemos a escalada para apreciar a paisagem alpina e ver o magnífico edifício do lado de fora. E sim, você tem que subir uma ladeira longa, porque o estacionamento e a bilheteria estão a uma curta caminhada do castelo. Na verdade, existem três opções para escalar o Castelo Neuschwanstein: o mais econômico é caminhar, embora a inclinação seja um pouco longa; o mais confortável é de ônibus, mas esse dia não funcionou devido à queda de neve; o mais romântico é subir nos grandes trenós puxados a cavalo que seguem o mesmo caminho dos transeuntes.

Subir a pé não era muito agradável. Não parava de nevar e os visitantes a pé e os trenós puxados por cavalos tinham que viver em um caminho no qual a neve suja pelos passos se misturava aos excrementos de animais. O romantismo era mais do que zero.

Depois de mais de meia hora de ascensão, finalmente chegamos ao ponto de vista quase ao pé do castelo. Lá, todos lutamos por um espaço para poder fotografar Neuschwanstein, que estava diante de nós imponente e impressionante. No entanto, existem lugares melhores para tirar fotos do castelo. Ben nos disse que o melhor lugar para apreciar a arquitetura do castelo era a ponte Marien. De um lado do castelo, há uma estrada que chega à ponte, mas naquele dia o acesso foi fechado. Vimos alguns turistas orientais que ignoraram a proibição de passar e pularam a cerca, mas decidimos fazer a coisa certa e ir encontrar uma maneira alternativa ladeira abaixo.