Europa

Atividades de inverno em Kainuu, região dos lagos da Finlândia

Vkontakte

Atenção a esta etapa do viagem à Finlândia Janeiro porque transborda emoções fortes. Depois de alguns dias em Helsinque, fomos ao centro de Finlândia conhecer o região do lago, conhecido como Taiga selvagem.

Ainda faltavam alguns minutos para o avião da hélice pousar na pequena Aeroporto em Kajaani e, do ponto de vista de um pássaro, a paisagem que se estendia pela janela era algo totalmente novo para mim: uma mancha totalmente branca, pontilhada de pequenos pontos verdes e infinitos lagos congelados. O dispositivo deslizou por uma trilha gelada e, quando desceu, o frio atingiu meu rosto como se o Yeti tivesse me dado um tapa. Estávamos a menos vinte e cinco graus, nunca antes a temperatura tão baixa.

Kajaani é a capital do Região de Kainuu, tem quase 40 000 habitantes e o centro urbano é bastante povoado, mas nós passamos. Fomos direto para Fazenda Vuokatti Husky para fazer a primeira atividade de inverno da nossa viagem: uma safari husky de trenó.

Descemos do microônibus e rapidamente nos refugiamos no local, que era uma casa de madeira pintada de cinza-azul. Do lado de fora havia uma grande fogueira de fumaça cercada por troncos para sentar diante do fogo, mas a temperatura não convidava. Em vez disso, eles estavam esperando por nós com chá quente e uma lareira acesa. Depois de se aquecerem, eles nos levaram a um quarto para nos equipar para o safari. Ele já usava calças térmicas, calças de esqui, uma camisa térmica, um velo e um suéter de lã peruano sob a jaqueta de esqui, mas não era suficiente. Eles me deram um sobretudo e algumas luvas especiais. Todas as roupas são pequenas quando você vai enfrentar os elementos.

Atento às explicações

Do lado de fora dos trenós e os cães estavam prontos, eles continuavam latindo porque estavam ansiosos para começar a correr. Eles sabiam que logo sairiam para visitar a taiga e mover suas caudas de um lugar para outro, muito animados. Mas primeiro os instrutores tiveram que nos explicar como dirigir um trenó. Para todos, foi a primeira vez, então ouvimos as instruções com muito cuidado. Depois nos dividimos em equipes de dois, primeiro eu dirigia, enquanto Nadine estava sentada como passageiro, e no meio do caminho tivemos que mudar de posição.

Pronto para a ação!

Coloquei-me nos controles do trenó, segurando a barra firmemente, com os pés nas laterais do trenó, e esperei que eles soltassem a corda que segurava os cães. Quando eles o derrubaram, notei um forte puxão e começamos a correr. Foi uma sensação emocionante, de grande liberdade, enquanto os cães puxavam a toda velocidade do trenó e deslizavam pela neve. O ar gelado atingiu com força os poucos centímetros quadrados do meu rosto que foram descobertos, mas a exaltação do momento me impediu de perceber o frio.

Andar de trenó puxado por huskies é uma experiência, mas não é tão fácil quanto parece. Estranhamente, uma das dificuldades que tivemos foi parar os cães, porque o trenó tem um freio, mas não pesávamos o suficiente para os cães serem considerados quando queríamos parar. Isso envolveu algum momento de atrito com as outras equipes, pois, por segurança, fomos proibidos de ultrapassar os outros trenós e tivemos que circular na fila indiana. Mesmo assim, tudo terminou muito bem e, após o caminhada de seis quilômetros, tivemos uma tigela de sopa quente.

A nova "assinatura"

Então pegamos o microônibus para ir para Kuhmo, A 70 km da fronteira com Rússia, onde íamos passar duas noites. Ficamos no hotel Kalevala, um hotel de montanha localizado próximo a algumas pistas de esqui de fundo.

Sala preparada para o jantar

Quando acordei na manhã seguinte, ainda não tinha amanhecido e nada era visível lá fora, porque em janeiro o sol não nasce até depois das nove da manhã. Tomamos um bom café da manhã, incluindo waffles caseiros, e saímos para visitar o Centro de animais carnívoros de Petola. Está em cerca de dez minutos a pé do hotel e aí você pode aprender muito sobre animais carnívoros dessa área como o urso, o lince, o lobo e o glutão. De fato, esta área de A Finlândia é famosa pelos safaris de observação deste tipo de fauna, que geralmente é feito no verão. O centro é um bom lugar para aprender mais sobre esses animais, como sons e passos, e você pode até tocar suas peles.

Petola Carnival Center

Terminada a visita didática, voltamos ao hotel para vestir nossos esquis e aprender a esquiar. O bem de hotel Kalevala é que coloca equipamentos de esqui (roupas, botas, gravetos e esquis) disponíveis gratuitamente para os clientes. Da mesma forma, as faixas em frente ao hotel podem ser usadas sem nenhum custo.

Mapa com as pistas de esqui de fundo

Há muito que desisti do esqui alpino, porque a dor das quedas não compensa a diversão das descidas, por isso prefiro o esqui cross-country. O problema é que nunca havia feito aula, por isso, nas poucas vezes em que esquiei, viajei por trilhas simples para não acabar com a perna quebrada. Portanto, eu estava ansioso para fazer o aula de esqui de fundo. Nosso instrutor se chamava Reki-Pertti e era um coronel aposentado do exército finlandês que atualmente administra uma escola de esqui que oferece aulas e outras atividades na neve.

Aprendendo a esquiar

Com uma mão de ferro, ele nos explicou o básico do esqui cross-country, como aquecer antes do treino, aprender a desacelerar, escalar montanhas e várias maneiras de se impulsionar nos esquis. Admito que não comecei com o pé direito, porque primeiro fui para a pista sem as varas e depois as perdi antes de chegar à pista. No entanto, após a aula de iniciação que fiz em Finlândia Pelo menos eu não sou mais uma batata para esquiar.

Em ação total de esquiador

Como o exercício físico despertou a fome, subimos uma pequena colina, colocando em prática as técnicas para subir ladeiras com os esquis e vimos que eu havia preparado uma kota, que é uma tenda aberta pelo telhado, semelhante à dos índios do extremo oeste, com uma fogueira acesa. O bem de Reki-Pertti nos preparou um lanche e cozinhamos algumas salsichas perfuradas em um ferro no fogo. Para os vegetarianos, a lingüiça foi substituída por uma banana assada com a casca, que é um prato típico dos churrascos finlandeses.