Europa

Rota ao longo da costa sul da Islândia em um dia de Reykjavik

O título do artigo deixa muito claro. O terceiro dia de viagem à Islândia nós decidimos fazer um rota ao longo da costa sul da Islândia. O objetivo era chegar o mais próximo possível da experiência que realmente gostaríamos de fazer: percorrer a ilha ao longo da rota circular ou "Ring Road". Como sempre, naquele dia acordamos muito em breve. Embora fosse meados de março, às seis da manhã já era dia e isso nos permitiu ter muitas horas de sol para fazer a excursão.

Mas quando você considera visitar o costa sul da Islândia a partir de Reykjavik A primeira pergunta que assalta você é: até onde você vai? Depois de meditar, decidimos ir de carro de Reykjavik aos campos de lava de Eldhraun e de lá voltar para a capital parando nos mais bonitos enclaves da rota. Em outra viagem, as geleiras Vatnajökull, Jökulsárlón e Fjallsárlón estarão pendentes, bem como a cachoeira Svartifoss, que caiu muito longe em Reykjavik em um único dia.

Casa de fim de semana perto dos campos de lava de Eldhraun

E por que fomos de Reykjavik para Eldhraun? Basicamente, porque em meados de março, às seis da manhã, está bastante frio e, embora na época haja menos pessoas nos pontos de interesse, pensávamos que gostaríamos de receber mais visitas com menos tempo extremo.

O "anel viário" é a estrada principal da Islândia e percorre toda a ilha. Ele tem apenas uma faixa por direção, mas o que realmente nos surpreendeu é que dificilmente tem um ombro. E isso é uma bagunça, porque é mais difícil parar de tirar fotos ao longo do caminho. E veja que houve muitos momentos em que teríamos parado. As paisagens da Islândia são exuberantes em sua aridez e sensação de solidão. É quase como andar na lua. De fato, a equipe da Apollo XI foi lá para se preparar para uma missão lunar. Olho para os dados.

Havia pouco tráfego naquela hora da manhã, então, três horas depois, encontramos o desvio para acessar o Campo de lava Eldhraun. Deixamos a estrada para entrar em uma estrada não pavimentada, mas ainda transitável. Nas laterais, campos de lava solidificados cobertos com uma espécie de musgo duro que colonizou o solo para criar uma paisagem maravilhosamente estranha. Avançamos enquanto observávamos os campos de lava até chegarmos ao fim da estrada.

Lá deixamos o carro e caminhamos pela beira da estrada. Paramos até quase acariciarmos o musgo. O organismo que cresce em lava é muito frágil e leva muitos anos para se desenvolver. Este campo de lava foi criado durante a erupção do vulcão Laki em 1783 e, embora tenham passado mais de 230 anos, a espessura do musgo é de apenas alguns milímetros, por isso não o pise ou maltrate. Curiosamente, isso nos foi ensinado em outro lugar remoto: durante o Navegação no canal Beagle no viajar pela Argentina.

Estacionamento na praia de Vík

Quarenta minutos dali na direção de Reykjavik é Vik e Myrdal, populações bucólicas que são o ponto de entrada para Reynisdrangar e Dyrhólaey. Esta parte da costa é famosa por praias negras, colunas de basalto e colônias de papagaio-do-mar (papagaios-do-mar) que habitam seus penhascos entre junho e agosto.

Entramos em Vík com o carro e dirigimos até o final da cidade, onde fica o parque de estacionamento da praia. Lá deixamos o carro e caminhamos em direção à beira-mar. Longe no mar, próximo a Reynisfjara, ergue-se um grupo de pilares de basalto de sessenta e seis metros de altura, o famoso Reynisdrangar.

Os trolls petrificados de Reynisdrangar

A lenda diz que alguns trolls tentaram arrastar um navio de três mastros em direção à costa durante uma tempestade noturna. A tarefa levou mais tempo do que o esperado e, quando os primeiros raios de sol surgiram, os trolls ficaram petrificados. O folclore islandês é rico em histórias de trolls, elfos e outros seres mitológicos, e ainda hoje existem pessoas que acreditam nele. E aqueles que não o respeitam.

Voltamos no carro para pegar a estrada 215 e ir para o famoso Reynisfjara Black Beach. Da praia, tivemos outra vista panorâmica de Reynisdrangar, embora eu deva dizer que gostei mais da praia de Vík. De qualquer forma, a visita à praia negra de Reynisfjara é obrigatória se você fizer uma rota ao longo da costa sul da Islândia, uma vez que é possível ver uma parede de belas colunas basálticas cuja composição nos lembra o órgão de uma igreja e que inspirou o arquiteto da Igreja de Reykjavík Hallgrímskirkja. No extremo oposto, podemos observar o famoso arco rochoso que atravessa a água de Dyrhólaey, nossa próxima parada.

No final da estrada 218, estaremos no topo da falésia e de lá você poderá ver Dyrhólaey mais de perto, embora seja a melhor vista panorâmica da praia de Reynisfjara. Este é um ponto alto, onde habitualmente habitam e aninham os papagaios-do-mar entre meados de maio e junho, portanto, nessas datas, geralmente é fechado. A vista de lá era impressionante, mas o vento soprava muito, de modo que até nos fez temer por nossa segurança, então voltamos rapidamente para o carro e continuamos nossa rota. Próxima parada: Skógar.

Na verdade, gostaríamos que a próxima parada fosse a restos do plano DC que caiu na praia negra de Sólheimasandur em 1973. No inverno, a única maneira de acessá-lo é com um 4x4 ou contratando uma excursão de quadriciclo, pois a estrada é bastante impraticável. A segunda opção é caminhar da estrada principal até a praia por uma hora, mas o caminho ainda é difícil e, com uma fíbula em processo de recuperação, não era um plano fazer excesso de cabra. Então fomos para a cidade de Skógar.