Ásia

Um dia em Osaka durante a flor de cerejeira (Hanami)

Em abril de 2017, fizemos o quarto viagem ao Japão coincidindo com o florescimento das cerejeiras. Começamos a viagem do aeroporto de Kansai, perto de Osaka. Estar perto desta cidade e, como em ocasiões anteriores, só tínhamos visitado Osaka Por algumas horas, decidimos passar as duas primeiras noites nesta cidade louca. Então, e pela primeira vez na minha vida, eu gastei tudo um dia em Osaka. Neste artigo, eu digo o que ver, o que fazer, o que comer e onde dormir em Osaka.

Castelo de Osaka

Começamos o dia em Osaka visitando o Castelo de Osaka. O castelo é cercado por um jardim cheio de cerejeiras, por isso é um enclave essencial se você visitar Osaka durante o hanami. E só por isso, valeu a pena visitar. Nos tempos antigos, este castelo era um dos mais importantes do Japão, mas hoje permanece apenas a torre principal, que na verdade é uma reconstrução de 1931.

Além disso, o interior é totalmente moderno. Se este é o primeiro castelo que você vê no Japão, é bom vê-lo do lado de fora. No entanto, no nosso caso, já havíamos visitado o castelo himeji na segunda viagem e mais tarde veríamos a de Matsumoto e Hikone (os três são tesouros nacionais do Japão), por isso não entramos. Enfim, apreciar as cerejeiras foi uma alegria. Sim, apesar da multidão de pessoas já lá às nove da manhã.

Como ir ao Castelo de Osaka: Para chegar ao castelo, caminhamos da estação de Namba (cerca de 45 minutos). A estação de metrô mais próxima é a Tanimachi 4-chome (estação T23 / C18). Se você possui o Japan Rail Pass, pode passar pela linha de loop de Osaka até a estação de Osakajokoen.

Passeie ao longo da costa do rio O (Okawa)

Este é outro dos enclaves a visitar em Osaka durante o hanami ou flor de cerejeira. Depois de visitar o Castelo de Osaka, fomos a pé para o margem do rio O e caminhamos ao longo da margem do rio, onde cerca de cinco mil cerejeiras se alinham até chegarmos ao Kema Sakuranomiya Park. Dezenas de paradas para comida foram instaladas no passeio, mas quase todas as manhãs estavam fechadas. Não chegamos ao parque, pois no auge de Senpukan, vire à esquerda para ir ao santuário xintoísmo Tenmangū.

Santuário de Osaka Tenmangu e Rua Tenjinbashi-suji

Cercado por grandes edifícios, encontramos este santuário dedicado à divindade xintoísta de estudos: Sugawara Michizane. Na época em que visitamos, quase não havia ninguém, apenas um casal japonês que fez um relatório fotográfico de casamento. Aqui é típico colocar tabletes votivas com o desejo de ter boa sorte nos estúdios (3000 ienes). Além disso, este santuário também é conhecido por celebrar um dos festivais (Matsuri) mais famoso na cidade e em todo o país: o Tenjin Matsuri que é comemorado em 24 e 25 de julho.

Depois fomos ao próximo Rua comercial Tenjinbashi-suji. É uma rua coberta com cerca de 2 km de comprimento (talvez a mais longa do Japão) e é um bom lugar para comer. Aqui nós zampamos um prato de udon com kakiage (500 ienes) Após o almoço, chegamos à estação de metrô Minami-Morimachi (parada T21, linha Tanimachi) e fomos para Higashi-Umeda (parada T20) (preço 180 ienes). Fomos apenas para a próxima estação, mas dessa maneira economizamos metade da distância até a estação. Edifício Umeda Sky. Se você usa o Japan Rail Pass, deve pegar o trem na estação Ōsakatemmangū até a estação Kitashinchi (linha Tozai).

Observatório KuchuTeien (Edifício Umeda Sky)

Quando saímos da estação de metrô Higashi-Umeda, nos viramos bastante porque não conseguimos encontrar a passagem subterrânea que se conecta diretamente ao Edifício Umeda Sky. Este edifício é talvez um dos mais emblemáticos da cidade. Foi construído em 1993 e seu design é de Hiroshi Hara. A estrutura é formada por duas torres de 173 metros de altura, conectadas no 39º andar por uma usina com um grande círculo aberto que é acessado por escadas rolantes. Tudo com ótima estética espacial.

Neste andar, o KuchuTeien, um ótimo observatório onde você pode apreciar a vista da cidade. Na verdade, não sou muito amante do observatório, porque, como regra geral, é mais bonito ver o prédio em si do lado de fora do que as vistas de cima (um bom exemplo é BurjKhalifa a partir de Dubai) Embora, por outro lado, suba para New York Rockefeller Center Sim, gostei. De qualquer forma, demos uma chance, apesar dos 1000 ienes que custa para entrar. Infelizmente, naquele dia estava nublado e chovendo, então as vistas não eram muito bonitas.

Após esta visita, descemos ao porão do Umeda Sky Bulding, onde há uma área de restaurante nos primeiros anos do período Showa (1926-1945). A área era muito bem cuidada e, além disso, vimos um correio, onde aproveitamos para enviar alguns cartões postais.

Ao sair do Umeda Sky Bulding, vamos para a estação de Umeda (M16, linha Midosuji), desta vez pela passagem subterrânea. Lá pegamos o metrô novamente para a estação Dobutsuen-Mae (M22, 230 ienes). Com o Japan Rail Pass, você pode pegar o trem na estação de Osaka e pegar a linha de loop de Osaka até a estação de Shinimamiya.

Visita aos templos de Shitennoji e Isshinji

Da estação de metrô Dobutsuen-Mae, leva cerca de vinte minutos para chegar ao templo Shitennoji. Este é um dos mais antigos templos do Japão. Ele surgiu originalmente no século VI para introduzir o budismo no país. Obviamente, o edifício atual não é o original, pois sofreu vários incêndios ao longo dos séculos. Mesmo assim, sempre foi reconstruído respeitando o original. Não acessamos o tesouro ou o jardim (300 ienes) e o próprio templo não nos encantou especialmente.

Vídeo: Flor de Cerejeira - Primavera 2019 - Sakura no Templo Izumo Taisha - Japão (Junho 2020).