Diários de viagem

Um dia em Matsumoto, a cidade do castelo preto

Depois de ver vários Castelos e fortalezas samurais na área de Nagano e Ueda, pegamos o trem na estação de Togura para ver uma castelo muito mais impressionante: o de Matsumoto.

Atingimos a população de Matsumoto quando estava escuro. Deveríamos ter chegado mais cedo, mas estávamos errados quanto ao trem e perdemos tempo. Na verdade, de Togura a Matsumoto, há apenas uma hora de trem. O problema era que na transferência em Shinonoi cruzamos os cabos e pegamos o trem errado. Então, quando percebemos 30 minutos depois, tivemos que voltar para Shinonoi e de lá pegar o trem para Matsumoto. Total, desde que chegamos bastante tarde, na estação Matsumoto pegamos um táxi para o nosso alojamento: ryokan Seifuso. O nosso quarto era muito espaçoso e eu já tinha os futons prontos. Não acho que jantamos naquele dia e fomos para a cama diretamente.

Na manhã seguinte, a luz do sol entrou muito cedo através do papel nas paredes da sala. Com energia renovada, emprestamos algumas bicicletas ryokan e fiuuuuuu Dirigimos pela rua na direção do centro da cidade. Matsumoto É uma população de cerca de 240.000 habitantes e pode ser alcançada em qualquer lugar de bicicleta. No meio do caminho, paramos em um combini (Loja 24 horas) no café da manhã, café e macarrão. Normalmente em Japão geralmente tomamos um café da manhã com choco-pan ou melão. Eles não são nada do outro mundo, mas são característicos do Japão. E depois: fiuuuuuu Continuamos pela rua estreita ao lado do canal, embora tenhamos parado cautelosamente em todas as passagens, é claro. O céu estava nublado, mas felizmente parecia que iria aguentar sem chover.

Nós realmente queríamos visite o castelo e quando nos aproximamos, começou a se mostrar timidamente entre os prédios e acima das copas das árvores. Finalmente, entramos no parque e ... ¡tachánnnn !!! Ele Castelo de Matsumoto com suas torres de paredes pretas estava muito elegante diante de nós. O que aconteceu! Até aquele momento da viagem, vimos fortalezas bastante pequenas Nagano, Ueda e Hikone, então a visão deste castelo nos deixou encantados. Também influenciou o primeiro efeito de o castelo refletir-se na água do fosso que o cerca dos dois lados, com uma longa ponte de muito bonito vermelho vivo.

Quando consideramos que já havíamos tirado fotos suficientes, continuamos caminhando até a entrada. Bem ali é o correio visitas guiadas gratuitas. É um serviço de guia que o acompanhará pelo castelo e contará sua história Grátis! Não é ótimo? Bem, há mais: se você contatá-los um pouco antes, eles podem encontrar guias japoneses que falam teu idioma. Foi exatamente isso que fizemos e, em um momento, fomos presenteados com dois homens e uma mulher dispostos a ser nossos ciclones gentis para o Castelo de Matsumoto.

A maioria dessas pessoas que atuam como guias são aposentados que desejam praticar o idioma que estão aprendendo como guia. Quando perguntamos, vários deles responderam que haviam aprendido espanhol através de um programa de rádio (!). Embora possa parecer diferente, a verdade é que eles falaram muito bem e foram perfeitamente compreendidos. Especialmente se considerarmos que, para explicar detalhes de um castelo, é necessário ter um vocabulário bastante específico.

Nos sentimos superprotegidos e super servidos por nossos três guias, aos quais o chefe do escritório se juntou, porque naquela época eu não tinha outros visitantes para acompanhar. E assim começou nossa grande visita ao Castelo Matsumoto, onde aprendemos muitas coisas. Alguns deles me deram tempo para anotá-los às pressas em um caderno, e aí vai:

Para começar, atravessamos o portão principal do "Kuromon" ou "portão preto", onde é observado o emblema da flor Paulownia da família samurai dos Toyōtomi. Durante a era Meiji, o imperador decidiu destruir todos os castelos do Japão, mas isso foi salvo graças aos esforços de dois homens: Ichikawa, dono de um jornal local, comprou o terreno do castelo e o manteve. Por sua parte, Kobayashi, diretor de uma escola da cidade cujos alunos praticavam beisebol nos terrenos do castelo, fundou uma organização para preservar a torre principal.

O castelo foi construído no s. XVI no final do foi Sengoku. No entanto, ele nunca foi atacado naquele período de constantes guerras civis e, mais estranhamente, nunca foi vítima de nenhum incêndio. É por isso que sobe da mesma forma que sempre e Matsumoto Tornou-se um dos 5 castelos considerados "Tesouros Nacionais" do Japão. Os outros quatro são os de Himeji, Hikone, Inuyama e Matsue. Apesar de não exigir nenhuma restauração, há 60 anos foram feitas algumas reformas para garantir sua estabilidade.

No século 16, o Japão foi atormentado por castelos, pois correspondia a uma nação atolada em constantes guerras. Estima-se que existiam cerca de 3000 castelos e a maioria fosse fortalezas montanhosas (como a de Aratojo que visitamos em Vampira) Ele Castelo de Matsumoto ainda não existia, mas havia uma pequena fortaleza em seu lugar chamada Fukashi.

No início do s. XVII, Tokugawa Ieyasu Ele tomou o poder e propôs manter a paz, reduzindo o poder marcial de seus vassalos. Uma de suas medidas era proibir que os senhores feudais tivessem mais de um castelo em seus domínios. Assim, o número de fortalezas foi reduzido para apenas 170 em todo o país.

Outra conseqüência dessa medida é que os castelos, sendo menos numerosos, se tornaram maiores e mais suntuosos, conforme os senhores feudais os usavam para demonstrar seu poder. Para esta gama de novos castelos do s. XVII pertencem Himeji e Matsumoto, por exemplo.

O senhor que governou a cidade de Matsumoto em 1592 foi Ishikawa Matsumasa, um vassalo de Toyōtomi Hideyoshi. Foi ele quem iniciou os planos de construção do castelo, mas seu filho o sucedeu após sua morte, dois anos depois. Mesmo assim, ele também não gostou do castelo completo. Embora ele tenha mudado de lado e se aliado ao clã Tokugawa, ele foi acusado de participar de uma conspiração contra ele e sua casta de samurais foi confiscada. Em 1613, Tokugawa Ieyasu devolveu esse domínio ao clã samurai do Ogasawara e foi Hidemasa Ogasawara que o viu concluído em 1614. O castelo e as terras vizinhas mudaram de propriedade várias vezes ao longo da história e passaram pelas mãos de 6 diferentes clãs de samurais.

Ele Castelo de Matsumoto É composto por cinco seções com três torres de diferentes alturas. A torre principal tem 6 andares, embora do lado de fora existam 5 telhados. Essa é uma característica dos castelos japoneses da época: eles tentaram confundir o invasor, fazendo-o acreditar que eles têm menos andares. Olhando diretamente para a entrada, tem uma torre menor anexada à direita.

A parte do castelo que está em esquerda A torre principal foi construída muito mais tarde, em 1635, e mal possui defesas. É uma asa cujas paredes podem ser abertas em três lados desde que foi usada para o hobby de contemplar a lua (o «tsukimi»). O senhor feudal que governava o castelo naquela época o tinha construído para receber uma visita do shogun. No entanto, no final, o grande líder da nação não pôde ir porque o Estrada Nakasendo devido ao mau tempo.

Quando nos aproximamos da entrada da torre principal com a nossa comitiva de guias, encontramos um homem vestido como um samurai que estava lá para tirar fotos com os turistas. Não resistimos à tentação e tiramos várias fotos com ele.

Uma vez no pé do castelo, aprendemos a observar as defesas externas usadas para impedir que os agressores subissem silenciosamente pelas paredes inclinadas. Dos castelos japoneses, é surpreendente ver como eles se erguem sobre bases rochosas com uma ligeira inclinação, o que suponho ser muito necessário em uma terra que sofre tantos terremotos.

Então tiramos os sapatos e entramos. O interior é todo em madeira e bastante austero, como corresponde a qualquer fortaleza militar. Felizmente, ao contrário do Castelo Himeji, Matsumoto Tem muitos elementos para olhar durante a visita no interior.

No centro há uma enorme coluna de madeira. É tão impressionante que se acredita que um kami (um dos milhares de deuses xintoístas) o habite. Sob nossos pés, 16 pilares presos no chão sustentavam o peso de todo o edifício. Nos anos 50, esses pilares apodreceram e a parte superior da torre estava levemente inclinada, como se o castelo estivesse deteriorado ou doente. Por isso restauraram os pilares e os revestiram de concreto.

Então olhamos para as diferentes abrasões. Alguns quadrados são chamados de "yazama" porque foram projetados para disparar flechas através deles e os superiores são chamados de "teppozama" e foram projetados para disparar com arcabuz. Apesar dos nomes, é possível que ambos tenham sido usados ​​para atirar com armas de fogo, pois na época da construção do castelo essa arma já estava estendida por todo o Japão e foi especialmente útil em caso de cerco.

Na frente de um mapa do castelo copiados em 1728 do original, nossos guias nos deram uma breve introdução aos castelos japoneses. Existem 3 tipos: montanha (como a de Aratojo), de morro e planície. Este último só se desenvolveu quando havia uma grande necessidade, já que os outros dois são mais fáceis de defender. Para melhor defender um castelo construído na planície, eles se cercaram de várias poços de água. No caso de Matsumoto, havia três, dos quais apenas o mais próximo da torre principal é preservado hoje. Além da torre, esse fosso protegia o palácio do senhor feudal. Tem uma largura de 60 metros, porque esse era o alcance efetivo dos arcabuces e com cerca de 2 ou 3 metros de profundidade.

Vídeo: Volta de Matsumoto indo para Kitakyushu Ep 0818 (Junho 2020).