África

Compras em Marrakech por Míriam

Esse foi o nosso último dia inteiro em Marrakech. O dia amanheceu esplêndido e não fazia frio no terraço do riad. Estávamos esperando algumas panquecas com chá, iogurte e suco no café da manhã. Eu definitivamente sentiria falta do café da manhã no terraço!

Naquela manhã, queríamos dedicá-la a entrar no mercado e fazer compras. Queríamos visitar o souk do tintureiro depois de ver fotos nos guias de seus pátios internos com corantes e tecidos. Demorou um pouco para localizar o souk em particular e, no caminho, compramos algumas lembranças e conversamos sobre futebol com um vendedor.

Quando finalmente chegamos, percebemos que os pátios internos com depósitos de corantes não eram acessíveis, mas um vendedor amigável com perspectivas de negócios nos levou a sua loja e explicou um pouco o processo de tingimento, sempre com ingredientes naturais: papoula para vermelho, para verde, índigo para azul ... Ele nos mostrou seus tecidos tingidos e, de repente, tentou um de seus tecidos no estilo berbere. A verdade é que eu fui muito engraçado! Finalmente, no entanto, não compramos nada. Embora eu tenha gostado do lenço que ele tentou comigo, a barganha não é minha coisa e eu deixo correr ...

Ao fazer compras, nosso plano era visitar o «Conjunto Artesanal», um centro de artesanato onde os preços já estavam marcados. Havia tudo, menos o que eu estava procurando: um conjunto de copos para o chá. Portanto, não tive escolha a não ser voltar ao mercado e pechinchar!

Para voltar à medina, fomos seduzidos pela idéia de entrar de buggy. O dia estava esplêndido e quente, um luxo no início de dezembro. Por que não fazer uma curta caminhada? Depois de pedir alguns drivers para preços, no final, chegamos a um acordo com um que nos levou ao nosso destino, o Mellah.

A Mellah é o antigo bairro judeu, onde você ainda pode visitar a sinagoga, que era a nossa intenção. Entramos por uma espécie de mercado coberto, com paradas de especiarias muito coloridas. Ao percorrermos os becos, percebemos que era um bairro muito humilde, e muitas crianças se ofereceram para nos guiar à sinagoga em troca de um folheto. A sinagoga em si também não era nada de especial; portanto, depois de dar uma olhada, voltamos à praça Qzadria, nas proximidades, para encontrar um lugar para comer. Os amigos de Isabel haviam recomendado um restaurante e fomos lá. A caminho do restaurante, passamos por algumas lojas de artesanato onde eles vendiam jogos de chá. Que coincidência! Em um deles havia todos os tipos de copos, de todas as cores, decorados com tinta e alpaca ("prata alemã").

Decidi que não sairia de lá sem um par de óculos, mesmo que tivesse que pechinchar. O vendedor me disse o preço de um conjunto muito bonito pintado à mão. E então dissemos a ele que também gostávamos de uma bandeja de prata e propusemos um preço. No final, recebi um desconto ridículo por tudo, mas a conversa com o vendedor foi muito agradável e, além disso, demos a ele uma pequena lição de catalão e ele anotou tudo em um caderno.