América

Nova York, lá vou eu!

Ou melhor, segunda rodada de Nova York. É a minha segunda visita à cidade dos arranha-céus ou à chamada "cidade que nunca dorme". Que falácia. Depois de estar em Tóquio, Nova York não merece esse nome. Segunda rodada, porque na primeira a cidade me venceu por K.O. Embora também seja verdade que eu não planejei nada na minha primeira visita. Algo muito incomum em mim, mas a semana que passei lá foi a segunda etapa de uma viagem de 24 dias no Canadá. Passei três semanas estudando inglês em Toronto e, finalmente, queria colocar a cereja no topo do bolo visitando a grande maçã. Além disso, como guia, eu me empolguei.A acomodação em Manhattan é horrível. Dormir lá é caro e geralmente os quartos são muito surrados. Portanto, se você quiser economizar, é melhor ficar no Brooklyn ou no Queens. Decidimos ficar no mesmo lugar em que meu parceiro havia ficado em sua primeira visita à cidade: a YMCA (sim, como a música do Village People) de Greenpoint, no Brooklyn. O YMCA é como uma espécie de centro cultural de bairro, com piscina, academia, aulas e também oferece um serviço de acomodação muito barato. Ele me disse que os quartos eram simples, mas que eram bons, e o preço era imbatível (US $ 50 / noite em quarto duplo), por isso não hesitamos e reservamos.

Fotos do Central Park na semana passada. © Damon Winter / The New York Times

Nas semanas antes da viagem, li comentários muito ruins no site do TripAdvisor, de viajantes que alegaram que o hotel estava infestado de baratas e insetos. Eu duvidava um pouco sobre mudar de lugar ou não, mas no final pensamos que talvez as pessoas estivessem um pouco exageradas e decidiram seguir em frente.

Chegamos à pousada à noite e cansados ​​de arrastar nossas malas. O albergue estava em construção porque o reformavam e a primeira impressão foi que estávamos entrando em uma favela. Enfim, valorizo ​​o assunto, porque depois de ter dormido no "hotel da morte" em Paris (esta história contarei outro dia), pensei que não seria tanto. O quarto era um pouco gasto, mas não parecia muito nojento. Seriam onze da noite, então fomos para a cama e apagamos a luz. Naquele momento, vi uma sombra correr sobre meu travesseiro e me levantei como uma mola.

- Talvez seja a minha paranóia, mas eu juro que houve um bug correndo pela cama!

Acendemos as luzes e começamos a procurar entre o tapete imundo. E, para minha pequena satisfação, encontramos a barata que passou rapidamente pelos lençóis, ou quem sabe, como se já estivesse enrolada e as pernas saíssem para que eu te amo depois que entramos na cama.

Fotos do Central Park na semana passada. © Damon Winter / The New York Times

Então vi claro, não havia apenas uma barata, mas várias. Escusado será dizer que eu me recusei a voltar para a cama e depois de uma pequena conversa fomos reclamar com a recepção. A recepcionista do turno da noite passou por nós olímpicos e, antes de sua passividade, fomos à rua para encontrar uma mercearia 24 horas para comprar inseticida. Ao chegarmos à sala, encontramos algumas pessoas de Madri que estudavam inglês por um mês em Nova York e nos explicaram que eram assim desde o segundo dia e que toda vez que a coisa estava piorando. Que eles reclamaram inúmeras vezes, mas esse não é o caso.

Na porta da sala havia uma barata nos recebendo e depois de matá-la com um zapatazo, entramos na sala armados com o inseticida. Depois de borrifá-lo com mais da metade de um barco, percebemos que, a menos que quiséssemos ficar intoxicados, não poderíamos passar a noite lá.